Criminosos registram nomes similares aos das vítimas, atraindo pessoas que buscam o canal oficial
Falso site do FGTS promete saque, mas rouba dados
Os trabalhadores que tiveram ou têm conta no Fundo de Garantia do Tempo de Servi ço (FGTS) devem ficar atentos a golpes envolvendo o Fundo de Garantia. Sites falsos anunciam a liberação da retirada dos valores, mas, na verdade, buscam coletar dados pessoais das vítimas.
Para enganar seus alvos, os cri minosos registram endereços ele trônicos com nomes similares ao verdadeiro, atraindo pessoas que buscam o canal oficial.
Outra abordageméoenvio de mensagens por meio de SMS ou WhatsApp com links que direcio nam o cidadão para estes sites fal sos ou então se passam por fun cionários da Caixa Econômica Fe deral e solicitam os dados pela própria conversa.
As informações de quem clica nesses sites são posteriormente utilizadas por criminosos para sacar o FGTS da vítima ou contratar empréstimos por meio do sa que-aniversário em nome de quem cai neste roubo de dados.
Muitas vezes, os criminosos podemsolicitar um pagamento ou depósito para extrair dinheiro do trabalhador, prometendo que o benefício será entregue após a quitação de uma taxa.
Emoutras modalidades, osfal sários estão apenas interessados em venderos dadosobtidos, que podem serusados paraoutros ti pos de golpe no futuro.
O FGTS é um dinheiro deposi tado todo mês pelo empregador em uma conta em nome do tra balhador. O percentual é de 8% do salário. O saque dos valores só po de ser feito em situações específi cas, como demissão por justa causa, compra da casa própria e aposentadoria, entre outras pre vistas em lei.