Carnaval de 2024 no Distrito Federal: Segurança e Tranquilidade Marcam a Folia
Segurança dita o ritmo do carnava
O carnaval de 2024, no Distrito Federal, foi de segurança e tranquilidade, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O balanço divulgado pela pasta indicou que houve uma redução criminal de 23% em relação ao feriado do ano passado — passando de 473 para 364 ocorrências. Ainda segundo o levantamento, também não houve registro de vítimas fatais.
A maioria das ocorrências registradas pela Polícia Civil (PCDF) foi de furto de celular — 67% do total. As demais, de acordo com a SSPDF, foram crimes contra o patrimônio, dividindo-se entre furto de veículos, receptação, furto e roubo ao transeunte, furtos diversos e no interior de veículos, estelionato e furto mediante fraude.
Outro destaque foi o respeito às mulheres. De acordo com a SSP-DF, somente uma ocorrência de importunação sexual foi registrada durante todo o carnaval, não havendo nenhuma outra por crime contra a mulher, como assédio ou estupro.
Ações e campanhas de conscientização contribuíram para o resultado, avalia a pasta. As forças de segurança reforçaram orientações e dicas de segurança durante o carnaval por meio das redes sociais, com o objetivo de conscientizar sobre temas como o respeito à diversidade, combate à violência contra a mulher, prevenção criminal e cuidados no trânsito.
Dez armas brancas foram apreendidas pela Polícia Militar (PMDF) nos pontos de revista. Além disso, 32 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) foram lavrados por posse de entorpecentes. A corporação também atuou por meio de ações de trânsito em diferentes pontos do DF, resultando em 375 motoristas autuados por alcoolemia, 707 por uso de celular ao volante e quatro apreensões de substância entorpecente.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DetranDF) realizou ações preventivas durante o período de carnaval. Foram feitas 1.515 abordagens, com 1.250 testes de etilômetro, 95 autuações por alcoolemia e 22 flagrantes de motoristas que não tinham habilitação. Foram realizadas, ainda, 83 remoções de veículos, e 24 motociclistas foram notificados por alterarem os escapamentos.
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) prestou 95 atendimentos entre sexta e terça-feira, sendo a maioria por alcoolemia, com 42 casos. Os demais se dividiram entre crise de ansiedade, corte, escoriações, mal-súbito, entorse e animal em situação de risco.
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) realizou 630 abordagens a ambulantes desde a sexta-feira de folia. Além disso, a pasta fiscalizou 62 eventos de carnaval e outros 60 estabelecimentos que realizaram atividades carnavalescas. No total, foram quatro interdições de eventos que ocorriam de maneira irregular e uma multa aplicada pelo descumprimento da interdição. As equipes da DF Legal também apreenderam pouco mais de mil garrafas de bebidas alcoólicas sendo comercializadas irregularmente.