Sem grandes favoritos e com as principais potências em pressão, edição promete competitividade
Euro começa com muito equilíbrio
A 17ª edição da Eurocopa dá seu pontapé inicial nesta sex ta-feira, na Allianz Arena, em Munique, com Alemanha x Escó cia, naquela que promete ser a maior e mais disputada competi ção ao longo de seus 64 anos. O mais importante torneio de sele ções da Europa chega sem um favo rito absoluto, com candidatos à surpresa, casos de Holanda, Portu gal e Dinamarca, e com as gigantes do continente sob pressão de bri lhar em solo alemão.
Os alemães vêm trabalhando em clima de festa para a competição, com treinos abertos com até qua tro mil torcedores em Herzoge naururach. O lema da equipe vem noônibus que conduz os jogado res: "A Alemanha está unida pelo futebol".
Ocorre que a seleção não passadas oitavas de final desde 2016. "Es tamos bem preparados e confian tes. Não fomos bem nos últimos torneios, mas espero que possa mos nos beneficiar da euforia do nosso país e do apoio da torcida para percorrermos um longo ca minho", afirma o capitão Gündo gan.
Por outro lado, a Inglaterra, ou tra potência, buscará seu primeiro título após fracassar na final casei ra da edição passada, contra a Itá lia. O técnico Gareth Southgate já deixou claro que deixará o coman do da Inglaterra caso não conquis te o título. Mas evita colocar pres são desnecessária em sua renova da equipe. "Estou há oito anos na seleção e sempre perto (dos títu los). Se queremos ser uma grande equipe, temos de saber aproveitar os grandes momentos "
Derrotada na decisão da Copa do Mundo para a Argentina, a França tentará apagar a má impressão dos últimos jogosna buscapelotercei ro título. Sem erguer o troféu há 24 anos, o treinador aposta na força ofensiva, com Mbappé, Giroud e Griezmann para findar o longo je jum e fechar a conquista que falta como técnico
"Tivemos uma saída prematura na edição passada da Eurocopa. E quando você não vence, os deta lhes que não importam sempre ga nhamfoco. Emnívelinternacional muito elevado, vencer é muito difí cil e se manter é ainda mais. Mas va moscomo paixão, desejo e deter minação", observa o treinador.
Os últimos resultados, contudo, geramquestionamentos. O time empatou sem gols com o Canadá e sofreu diante da fraca Macedônia apesar dos 3 a 0 e foi derrotada pela Alemanha.
Apesar de ser a detentora do títu lo, a Itália chega à Alemanha com um grupo totalmente reformula doemais umavezsobdesconfian ça, como na edição passada. E com muitas trocas no grupo. São 18 no vidades em relação ao time cam peãoemWembley. Obrasileiro na turalizado Jorginho é um dos pou cos remanescentes.
Favoritos e azarões
Entre as equipes apontadas co mocandidata ao título, a Espanha esperaseredimir dasduasúltimas edições. Já Holanda, Dinamarca e Portugal aparecem como possibili dades a desbancar os campeões mundiais.
No mais, são diversos candidatos a azarões para tentar aumentar o seleto grupo de 10 campeões em 16 edições. A última zebra ocorreu em 2004, com a Grécia levando o título na casa de Portugal, que se redimiu em 2016 ao desbancar a França.
Cristiano Ronaldo é o grande as tro e o comandante de Portugal na Euro. Em sua sexta edição, espera fechar com chave de ouro sua bri lhante passagem pela seleção por tuguesa. "Vamos com tudo", avisou.
O regulamento da edição passa da foi mantido, com os dois melho res de cada chave classificados às oitavas de final, além dos quatro melhores terceiros. A competição seguirá com mata-matas até a grande final, dia 14 de julho, em Munique.