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Há 2 opções para cruzar a via: ou entre os carros, ou pelas passagens subterrâneas vandalizadas

Medo ao atravessar o Eixão

Ainda não passou nem um ano que as passagens subterrâneas da Asa Norte foram reformadas e elas já estão depredadas. O Jornal de Brasília percorreu as passarelas da Asa Norte e se deparou com uma cena lamentável, a maioria estão pichadas, com forte cheiro de urina e com a pouca iluminação. Em alguns pontos, até o azulejo e o piso foram arrancados.

Em setembro do ano passado, o GDF entregou algumas passarelas reformadas, pintadas e prontas para o uso.

Quem precisa atravessar o Eixão a pé, tem duas opções: por cima ou pelas passagens subterrâneas. Ou a pessoa se arrisca entre os carros que trafegam com uma velocidade média de 80 km/h ou se arrisca ao cruzar o vale da sombra e da morte, como uma pessoa que passou pelo caminho falou à reportagem.

De acordo com o engenheiro Rodrigo Souza, 51, todo ano, o governo arruma a passarela e sempre tem alguém para quebrar. O engenheiro ainda diz que pede para as filhas evitarem passar pela passagem, principalmente a noite, pois sempre tem muito usuários de drogas.

“Eu passo por aqui sempre. À noite é muito perigoso e ainda tem gente que quebra as lâmpadas. O governo precisa fazer uma campanha de conscientização”, diz.

O autônomo Flávio Matos, de 38 anos, usa sua bicicleta todos os dias para entregar seus produtos pela Asa Norte. O empreendedor disse que nem sempre arrisca entrar na passarela, pois considera um perigo. “A passarela é muito acessível, mas ao mesmo tempo é perigosa. A pouca luz traz a sensação de perigo”, relata Flávio.

A diarista e vendedora, Rejane Campos, de 45 anos, costumava vender lanche nas passarelas, mas após uma doença, precisou do benefício da previdência social e suspendeu as atividades comerciais. Ao cruzar a passarela, Rejane tem medo de ser mais uma vítima de crimes sexuais. “Me preocupo em ser estuprada aqui. A noite eu não passo! É muito escuro. Não tenho como me defender. A nossa defesa é Deus!”, desabafa.

O Governo do Distrito Federal informou que frequentemente realiza reparos nas passagens subterrâneas. Inclusive, durante a reportagem, uma equipe do governo pintava a parte externa da passarela da 103N.

Já a Novacap informou que, entre 2022 e 2023, foram reformadas 12 passagens subterrâneas no Plano Piloto. O investimento de R$ 2.595.508,77 incluiu serviços de reforma da rede de drenagem e do piso, limpeza de paredes e a substituição das lajotas danificadas, de corrimões e da iluminação convencional por lâmpadas de LED.

“Atualmente, não há grandes obras de manutenção sendo realizadas nas passagens subterrâneas, mas a companhia prepara a realização de uma nova licitação”.

A Companhia Elétrica de Brasília (CEB), responsável pela iluminação pública, informou que frequentemente checa a iluminação das pasagens subterrâneas, mas elas são frequentemente vandalizadas. Ainda segundo a pasta, a população pode indicar diretamente para CEB onde estão as áreas sem iluminação. “Recomendamos que a população sempre abra um chamado nos nossos canais de atendimento quando ver uma iluminação pública com defeito”, conclui a CEB.

Entre 2022 e 2023, foram reformadas 12 pa s sage n s subterrâneas. O i nvest i m e nto foi de R$ 2 ,5 mi.

 

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