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A transferência do órgão visa agilizar a execução de trabalhos que estão sendo realizados no DF

DER vai para Secretaria de Obras

Com ointuito deacelerar a exe cução das obras em andamen to em todo o Distrito Federal e, assim, cumprir as prioridades esta belecidas desde que tomou posse como secretário de Obras, em abril, Valter Casimiro pediu ao governa dor Ibaneis Rocha para vincular o Departamento de Estradas de Ro dagem(DER-DF)à sua pasta. Atual mente, o órgão responsável por manter a fluidez nos pouco mais de 1.900 quilômetros da malha viá ria da capital federal é vinculado à Secretaria de Transporte e Mobili dade (Semob).

“A transferência já está em anda mentoeacontecerá, por decreto, até agosto, no máximo. A mudança deverá facilitar a transferência de recursos, a execução das obras e tornar todo o processo menos bu rocrático e ágil. Nosso intuito é cumprir todos os prazos estabele cidos para amenizarmos os trans tornos causados pelas benfeito rias”, justifica Valter Casimiro.

Durante o primeiro mandato de Ibaneis Rocha, Casimiro foi o titu lar da Semob e conhece bem os trâ mites necessários para a execução de obras e, sobretudo, a dinâmica interna no governo. Segundo ele, o DER-DF é o órgão indispensável na infraestrutura viária, setor que vem sendo um dos principais focos da atual gestão do GDF.

“O DER-DF é o órgão executor e, na prática, já vem auxiliando mui to na ampliação das rodovias dis tritais e na construção de viadutos, vias e outros equipamentos viários com uso de pessoal, maquinário e insumos próprios. Com a mudan ça tudo isso ficará ainda mais dinâ mico”, acrescenta.

Ainda de acordo com o gestor, o diálogo entre todos os órgãos en volvidos foi muito tranquilo e a transição está fluindo pacificamente. Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr., a transfe rência para a Secretaria de Obras é um movimento natural já que o ór gão executa obras e é importante para unificar as informações sobre todo o processo.

“Só neste ano já temos R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresas vinculadas ao D E R- D F ”, afirma Valter Casimiro.

“O DER-DF já fez parte da Secreta ria de Obras e foi transferido para a área de mobilidade há alguns anos. Estamos muito satisfeitos comamudança eserámuitobom para o órgão. Até por que o DER-DF executa obras e nada mais justo do que a Secretaria de Obras unificar as informações das ações do DER-DF, da Novacap e da própria se cretaria para aumentar ainda mais a transparência e a fluidez na co municação dos órgãos vincula dos”, comemora.

O DER-DFvem executandoobras em todo oDistrito Federal por meio de seus cinco distritos rodo viários, localizados em Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Brazlândia e Samambaia. Para a Secretaria de Obras, o envolvimento estratégi codo órgãoexecutorcom todoo maquinário epessoal e demais recursos é indispensável para a conclusão dos compromissos do atual governo na área de mobili dade urbana.

Infraestrutura

Desde quevoltou aogoverno co mo titular da pasta de Obras, em abril de 2024, Valter Casimiro esta beleceu metas audaciosas para to car projetos importantes de in fraestrutura no Sol Nascente, na

Avenida Hélio Prates (Taguatinga) e na continuidade do Corredor Ei xo Oeste, entre outros. O GDF tam bém teminvestido na Superqua dra Park Sul, em projetos de drena gem em Taguatinga, na continui dade da pavimentação em concre to na W3 Sul e também na EPIG. Além dessas ações, Casimiro refor ça que tem trabalhado para garan tir mais mobilidade à população, coma ampliação e construção de faixas exclusivas de ônibus, como a da Avenida Hélio Prates, a ligação da EPTG com a EPIG, ampliação da malha cicloviária e o projeto do BRT Norte.

“Só neste ano já temos R$ 2 bi lhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresasvinculadas, como o DER-DF”, afirma Valter Casimiro.

Corredor Eixo Oeste

Com 38,7 km de extensão, o cor redor prevê o alargamento de pis tas e a construção de faixas exclusi vas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a EPIG e a ESPM (Setor Policial Sul), que le va ao Terminal da Asa Sul. O objeti vo, segundo o governo, é reduzir o tempo dedeslocamento até o Pla noPiloto em meia hora. Está pre vista a construção de 40 quilôme tros de ciclovia apenas no corredor Eixo Oeste.

Os trabalhos estão sendo execu tados por trechos, já que é inviável fazer as intervenções de uma vez notrânsito. “Elaboramos um pla nejamento de ataque nas obras, em todos os trechos simultanea mente, para minimizar os impac tos no fluxo e para não impedir as pessoas de circularem pela cidade. Oobjetivo é trabalhar em todas as frentes de serviço para conseguir mos acelerar as obras e antecipar as entregas”, conclui, Casimiro.

Parque da Cidade

Desde a manhã desta quinta-fei ra (11/7), a Secretaria de Obras criou desvio para a construção de uma rotatória e do novo acesso ao Par que da Cidade, nas imediações do pavilhão de exposições. A interdi ção é nos dois sentidos da via e, com isso, os motoristas devem pas sar pelo estacionamento 3. O GDF calcula o prazo de 90 dias para re tomar a normalidade naquela re gião. “A construção do novo acesso ao Parque da Cidade marca o início das obras da quarta etapa de im plantação do Corredor Oeste na via EPIG”, explica Valter Casimiro.

Segundo o governo, a quarta eta pa será executada entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do SIG. Será implantado corredor exclusi vo para BRT, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres – que darão acesso à estação de ônibus no canteiro central da via. Além disso, o trecho vai ganhar ciclovias, obras de drenagem, pavimenta ção, sinalização, paisagismo, calça das e mobiliário urbano.

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