No icon

Hunter se tornou o 1º filho de um p res i d e nte americano em exercício a ser c o n d e n ad o em u

Filho de Biden é condenado por mentir e posse ilegal de arma

Hunter Biden, único filho vivo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi condenado por um júri nessa terça-feira por mentir, em setembro passado, sobre seu uso de drogas para comprar uma arma em outubro de 2018 e a possuir ilegalmente por 11 dias.

Um júri composto por 12 membros em um tribunal federal de Wilmington, no estado de Delaware, o considerou culpado dos três delitos pelos quais foi acusado, tornando Hunter o primeiro filho de um presidente americano em exercício a ser condenado em um processo criminal.

O juiz não definiu uma data para a sentença contra Hunter, mas declarou que o prazo costuma ser de até 120 dias. No limite, a divulgação poderia ocorrer a menos de um mês da eleição presidencial, em 5 de novembro, na qual seu pai busca a reeleição em disputa contra Donald Trump, que no fim de maio se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA considerado culpado pela Justiça em uma ação criminal.

Se receber a pena máxima para as condenações, Hunter teria de cumprir até 25 anos de prisão, embora réus primários geralmente recebam sentenças menores. Além disso, condenados que não tenham usado sua arma para cometer crimes não costumam ficar presos.

Em comunicado, Biden declarou que respeitará o resultado. "Eu sou o presidente, mas também sou pai", disse. "Muitas famílias que tiveram entes queridos lutando contra o vício entendem o sentimento de orgulho ao ver alguém que você ama sair do outro lado e ser tão forte e resiliente na recuperação. Aceitarei o resultado deste caso e continuarei respeitando o processo judicial enquanto Hunter considera um recurso".

Biden já havia dito em entrevista à ABC Newsna semana passada, que não concederia indulto a Hunter em caso de condenação.

Comment As:

Comment (0)