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Desde ontem, as tarifas do transporte público entre o DF e as cidades da região estão 8,56% mais car

Aumento revolta passageiros

"Por mais que seja algo que a gente já devia ter se acostumado, é impossível não se revoltar. A gente pega ônibus porque precisa, é uma necessidade", afirma a auxiliar de serviços gerais, Valdemira de Moura Rocha, moradora Céu Azul, em Goiás. Na última sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a decisão de que as tarifas do transporte público entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno sofreriam reajuste de 8,56%, variando de R$ 4,45 a R$ 22,25, desde ontem.

O texto passou pela aprovação Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e essa recomposição tarifária é válida apenas para as linhas operadas por meio de autorização especial, e não se aplica àquelas operadas pela Taguatur. "Eu só tenho uma folga na semana, e gasto, mensalmente, 280 reais só com passagem. Com esse preço, o mínimo que esperava era uma priorização maior dos ônibus, pois, a realidade deles não condiz com o preço que pagamos. Vamos em pé, em um transporte lotado e desconfortável. É muito difícil", comenta Valdemira, de 52 anos.

Assim como a auxiliar, muitos moradores de Goiás dependem dessas linhas para garantir seu sustento, e eles não estão felizes com a notícia do reajuste. "Estou muito preocupada com meu futuro, a gente nunca sabe quando vai precisar trocar de trabalho. Nas cidades do Entorno nós sofremos com a falta de oportunidades, e os empregadores irão pensar duas vezes antes de contratar alguém daqui. Já foram três reajustes no intervalo de um ano", comenta a doméstica Maria dos Remédios de Castro, de 30 anos. Ela mora na Cidade Ocidental e trabalha na Asa Norte, de segunda à sexta.

A política tarifária do transporte interestadual semiurbano de passageiros prevê a atualização anual dos valores das passagens, o que acontece, geralmente, na segunda metade de fevereiro. Porém, em 2021 e 2022, período em que estava sob delegação do Governo do Distrito Federal (GDF), não houveram as devidas recomposições tarifárias. Segundo a ANTT, tal fato acarretou em dificuldades operacionais para as empresas que prestam esse serviço. Em março de 2023, houve um reajuste de 12%. Cinco meses depois, em agosto, os valores subiram 15%.

“É injusto e não resolve o problema estrutural do transporte coletivo na região”, afirmou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Segundo ele, a decisão da ANTT vai na contramão de todo o esforço do governo de Goiás para reduzir o preço cobrado do usuário. “De Brasília a Planaltina, a tarifa vai custar quase R$ 23 no percurso de ida e volta. Se o usuário for 25 dias a Brasília, gastará mais de R$ 560 por mês. Como fica para o cidadão?”, indagou Caiado. "Grande parte dos goianos trabalha em Brasília, já pagando tarifas pesadas por um serviço sem qualidade”, finalizou o gestor.

Com a mudança, os preços das passagens passarão a incorporar o reajuste anual da legislação. A atualização inclui o custo do combustível, óleo lubrificante e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 4,621% entre janeiro e dezembro de 2023.

A consultora de vendas Isabela de Oliveira Tavares, de 25 anos, moradora de Formosa (GO), compartilha que não vê impacto positivo nessa mudança. "Venho para Brasília semanalmente e gasto, em média, R$ 60 para ir e voltar. Já houveram reajustes e nenhuma melhora. Os transportes estão cada vez mais precários e não refletem a suposta melhoria proposta para justificar o reajuste", argumenta.

Ao contrário de outros tipos de transporte, o semiurbano não recebe ajuda financeira do governo, dependendo apenas do dinheiro que as pessoas pagam pelas passagens. Esse dinheiro é usado para cobrir os gastos com manutenção, compra de veículos, salários dos funcionários, etc.

Histórico

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), desistiu de gerir o transporte semiurbano após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o reajuste das passagens no início de dezembro de 2022. O aumento, decretado no dia 2 de dezembro do ano passado a este, elevou a passagem do ônibus do Entorno em até 26%, com data para entrar em vigor no dia 4 de dezembro.

Na época, o secretário Valter Casimiro do governo Ibaneis afirmou: "O GDF não tem interesse de recorrer da decisão do STF e vai devolver a gestão (das linhas do Entorno) para a ANTT para que ela faça a articulação com todos os entes, porque o importante é a gente preservar o usuário".

VEJA OS NOVOS VALORES                                               
Águas Lindas de Goiás  R$ 10,85
Águas Lindas de Goiás \B ra z l â n d i a  R$ 4,45
Céu Azul  R$ 6,95
Cidade Ocidenta R$ 8,45
Cidade Ocidental \Ta g u at i n g a R$ 9,75
Cidade Ocidental Gama R$ 5,75
Fo r m o s a Planaltina (DF) R$ 7,80
Lago Azul (Novo Gama) R$ 11,70
Luziânia \B ra s í l i a R$ 10,35
Luziânia \Gama R$ 7,75
Luziânia \Ta g u at i n g a R$ 11,65
Monte Alto \B ra s í l i a R$ 9,85
Monte Alto \B ra z l â n d i a R$ 2,85
                              Monte Alto \Ta g u at i n g a                                                                                                                                                                                          R$ 9,10
Novo Gama R$ 9,80
Parque Industrial Mingone \ B ra s í l i a R$ 8,75
Parque Industrial Mingone\ Gama R$ 5,80
Parque Industrial Mingone\ Ta g u at i n g a R$ 10,05
Planaltina (GO) \B ra s í l i a R$ 11,05
Planaltina (GO) \S o b ra d i n h o R$ 7,25
Santo Antônio do Descoberto \B ra s í l i a R$ 10,20
Santo Antônio do Descoberto \Ta g u at i n g a R$ 8,10
Valparaíso de Goiás \B ra s í l i a R$ 7,60
Valparaíso de Goiás \Gama R$ 4,90
Valparaíso de Goiás \Ta g u at i n g a R$ 8,85

Serviços diferenciados

 
Águas Lindas de Goiás \B ra s í l i a R$ 21,90
Cidade Ocidental \B ra s í l i a R$ 17,05
Planaltina (GO) \B ra s í l i a R$ 22,25
Santo Antônio do Descoberto \B ra s í l i a R$ 20,55

 

 

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