O Ministériode Gestão e Inova çãoem Serviços Públicos (MGI) anunciou que o Con curso Nacional Unificado (CNU) te rá uma lista de espera com mais de 13 mil nomes, chamada pelo órgão de banco de candidatos.
A ideia da Gestão é ter concor rentes classificados e preparados para ocupar vagas futuras que sur girem ao longo do tempo. O banco será similar ao que ocorre hoje com o Enem(ExameNacional do Ensino Médio).
Conhecido como Enem dos Concursos, o CNU é o maior con curso do tipo no país, com 6.640 vagas em 21 órgão públicos. As provas serão realizadas no próxi mo dia 18, em 228 cidades, incluin do todas as capitais. Ao todo, são 2,1 milhões de inscritos.
Segundo a pasta, trata-se de um banco formado para cada um dos oito blocos temáticos, com o dobro do número de vagas imediatas da quele bloco. No bloco 7, por exem plo, serão convocados 1.748 aprova dos para as vagas imediatas e ou tros 3.496 ficarão classificados na lista de espera.
Nototal, serão mais de 13 mil classificados em todo o banco de candidatos. Serão considerados ap tos a fazer parte da lista de espera os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discur sivas e de títulos, estiverem classifi cados até o limite de duas vezes o númerode vagas do bloco temáti co no qual concorre, com notas mais altas conforme o cargo e a es pecialidade.
Se as notas não forem suficien tes para a primeira opção de cargo escolhido, o candidato pode entrar na lista de espera de outros cargos, conforme o bloco para o qual ele está prestando o concurso.
O MGI afirma que, neste caso, se guirá o que diz o edital. De acordo como documento, "serão levados em consideração os cargos e as es pecialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na ins crição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indí genas e pessoas com deficiência", explica o órgão.
Cartão de confirmação
O cartão de confirmação da inscrição, que contém o local de prova e o número final de parti cipação do candidato, está dis ponível no site da Fundação Ces granrio, responsável pelo con curso, ouno site doprópriasele ção, na área do candidato. É pos sível acessá-lo neste link, com a senha do Portal Gov.br.
Arecomendação é para que os candidatos imprimamo cartão deconfirmação e levem-no no dia da prova, embora a impres são não seja obrigatória. Se for impresso, não pode haver rasu ras no documento.
Casoocartão tenhaerros, épos sível pedir a correção. O ministério só não permite pedir para mudar de cidade. Esse prazo já acabou. A solicitação de alterações no docu mento deve ser feita por meio do telefone 0800-701 2028.
Re c o m e n d aç õ es
Outra recomendação é visitar o local da prova antes. É importante observar com atenção, porque al guns locais mudaram, já que há escolas que, em maio podiam re ceber os candidatos e, agora, não podem.
Os candidatos farão provas de manhãe à tarde. Eles não podem estar com celular, relógio digital ouqualquer outro equipamento eletrônico no dia do exame.
Os equipamentos serão recolhi dos pelos fiscais, devem ser desli gados e serão colocados em um sa co plástico, que ficará com o candi dato durante todo o exame. Se o celular tocar, o participante é des classificado automaticamente.
O candidato deve levar uma ca neta preta transparente e um do cumento de identificação. Esse do cumentopodeser digital.Eledeve ser apresentado ao entrar na sala, mas, emseguida, o equipamento eletrônico deve ser desligado.
Também é permitido levar água em uma garrafa plástica transpa rente vedada e alimentos em paco tes que estejam fechados.
S E RV I Ç O HORÁRIOS DAS PROVAS DA MANHÃ:
•Abertura dos portões:7h30
•Fechamento dos portões:8h30
•Início da aplicação: 9h •
Fim da aplicação:11h30 HORÁRIOS DAS PROVAS DA TA R D E :
•Abertura dos portões:13h
•Fechamento dos portões:14 h
•Início da aplicação: 14 h 3 0
•Fim da aplicação:18h
•Divulgação dos cadernos de p rova s : às 20h do dia 18 de ago sto
•Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
•Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de n ove m b ro
•Previsão de início da convocação de aprovados para p os s e : janeiro de 2025