O Distrito Federal conta com ummodeloúnicode atendi mento a animais silvestres, um dos primeiros no Brasil. É o Hos pital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus) do DF, que já prestou mais de 500 aten dimentos desde que foi inaugu rado, em março deste ano. A uni dade fica em Taguatinga.
Atualmente, o Hfaus conta comcerca de 30 animais inter nados, entre eles um filhote de veado-catingueiro, um filhote de onça-parda, um tamanduá bandeira, um lobo-guará, um mico e dois saruês. Desde mar ço, já passaram por lá 121 mamí feros, 23 répteis e 356 aves de es pécies variadas. A unidade é re ferência no atendimento de ani mais silvestres e funciona com uma parceria entre o Instituto Brasília Ambiental, mantene dor, e a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), que coordena os trabalhos.
Novos pacientes
Ainda em reabilitação, uma fi lhote fêmea de veado-catinguei ro já está com 3 kg – quase dois quilos a mais do que quando chegou, em 20 de julho, apre sentando desidratação e uma le são por escoriação na cabeça. O animal foi encontrado em So bradinho, na casa de uma famí lia, que acionou o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BP MA). Outro recém-chegado é um gambá-de-orelha-preta, que chamouatençãoporter uma pelagem mais clara que os sa ruês mais comuns.
Outro filhote que passa por reabilitação é uma pequena on ça-parda resgatada no início do mês. Encontrada em um lote em Formosa (GO), ela estava de sidratada e com problemas de crescimento. A equipedohospi tal tambémcuidade umlo bo-guará encontrado em Santa Maria. Vítima de atropelamen to, ele já passou por cirurgia or topédica e está se recuperando. Chegaram ainda à unidade aves que tiveram colisão com vidraça e alguns miquinhos que sofre ram choques elétricos.
Retorno ao habitat
O objetivo final do hospital é sempre reabilitar os animais pa ra que sejam reinseridos na na tureza. Após o tratamento, os animais recebem alta e caso es tejam aptos a se reintegrar na fauna, são encaminhados para devolução à natureza. Entre os animais mais emblemáticos que já foram atendidos pelo Hfaus estão diversos macacos, um tamanduá-bandeira, um lo bo-guará, tucanos, araras e ou tras aves recuperadas.