O Ministério daSaúde passou a oferecer desde a última quar ta-feira (10) gratuitamente re médios indicados para o tratamen to de colesterol alto, doença de Par kinson, glaucoma e rinite no Pro grama Farmácia Popular do Brasil. Coma ampliação, 39 dos 41 itens disponibilizados pelo projeto po derão ser retirados sem custo.
Antes, só anticoncepcionais e re médios indicados para diabete, hi pertensão, asma e osteoporose eram entregues gratuitamente. O restante fazia parte da lista de me dicamentos por copagamento, em que o Estado subsidia até 90% do valor e o paciente compra com des conto - para pessoas cadastradas noBolsa Famíliaou pertencentesà população indígena, todos os me dicamentos do programa já são gratuitos.
De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento: da pagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular); fralda ge riátrica (quadros de incontinência).
Para adquirir um medicamento ou fraldas geriátricas pelo Farmá cia Popular, o paciente precisa apresentar documento de identi dadecom númerodoCPF ereceita médica em um dos estabelecimen tos credenciados. A prescrição mé dica pode ser proveniente tanto de unidades do SUS quanto de servi ços particulares.
Este ano, o programa adotou também a distribuição de absor ventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da re de pública. Para retirar absorven tes, é preciso ter entre 10 e 49 anos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), além de emitir o Docu mento de Autorização do Progra ma Dignidade Menstrual pelo site ou pelo aplicativo Meu SUS Digital e apresentá-lo nos estabelecimen tos credenciados.
Comanovamedida,o ministé rio espera beneficiar 3 milhões de pessoas que já utilizam o progra ma e projeta que a inclusão dos medicamentos à lista de gratuida de pode gerar economia de até R$ 400 por ano para esses usuários.
A atualização acontece em co memoração dos 20 anos do Farmácia Popular, que soma 70 mi lhões de pessoas atendidas des de sua criação, em 2004. O proje to passou por cortes no orçamen to em2022 e foi relançado em ju nho de 2023. No início deste ano, o programa incluiu também em seu escopo a distribuição de ab sorventes para pessoas em situa ção de vulnerabilidade.
O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de dispo nibilizar medicamentos e insumos de saúde. Dados do governo fede ral indicam que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, cerca de 4,7 mil cidades, e conta com mais de 31 mil estabe lecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para aten der96?população brasileira. “A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, co brindo 93% do território nacional”.
Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municí pios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a pri meira unidade cadastrada. Para al cançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade pa ra os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais.”
S E RV I Ç O
AS M A
D I A B E T ES
H I P E RT E N SÃ O
A N T I C O N C E PC I O N A I S
O ST E O PO RO S E
DISLIPIDEMIA
DOENÇA DE PARKINSON
G L AU C O M A
RINITE
DIGNIDADE MENSTRUAL
absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)