Um brasileiro de 26 anos que lutava como voluntário na guerra da Ucrânia morreu em combate.
Murilo Lopes dos Santos estava do lado ucraniano das forças quando foi atingido. A informa ção foi confirmada ao site de notí cias UOL pela família dele.
Familiares foram contatados por um colega estrangeiro que lu tava com Murilo. O rapaz entrou em contatocom opai dobrasilei ro por um aplicativo de mensa gens na sexta-feira, informando que ele morreu na cidade de Za porizhzhia.
Após receber a notícia, a família contatou um tenente brasileiro, também voluntário na guerra, que confirmou a morte do cole ga. Segundo a mãe do jovem, Ro sângela Pavin Santos, Murilo teria morrido tentando salvar outro colega, que ficou gravemente feri do e está hospitalizado.
Jovem saiu de Castro (PR) para a Ucrânia em novembro de 2022. Ele havia servido ao Exército Bra sileiro antes disso e, segundo a mãe, foi até o país europeu "bus cando uma realização pessoal".
A família ainda não sabe como funcionará o traslado do corpo. A mãe de Murilo afirmou que teve dificuldade em contatar a embai xada durante o fim de semana e que os órgãos oficiais seriam pro curados nesta segunda-feira. A ex pectativa da família é trazer o cor po do jovem até o Brasil, mas há possibilidade de que ele seja cre mado no país.
A Embaixada informou que até ontemnãohavia recebido infor mações sobre morte de brasilei ro. Os familiares foram orienta dos a procurar a Divisão de Assis tência Consular do Itamaraty.
"Ele [um tenente que conver sou com a família] contou que o corpo está lá, que iria passar pelo médico para ver se o translado poderia ser feito, mas que o mais comumaserfeito seria a crema ção. Ainda está tudo muito ainda desencontrado, muito vago", dis se Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, ao UOL.