Na manhã ontem, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma sessão solene para entregar o Título de Cidadã Honorária de Brasília à vice-governadora Celina Leão. A solenidade aconteceu no plenário da Casa e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e de representantes de diversos órgãos do governo, dos poderes Legislativo e Judiciário, de empresas estatais e de administrações regionais.
A homenagem foi iniciativa dos deputados Pepa (PP) e Wellington Luiz (MDB). “Os vínculos de Celina Leão com o Distrito Federal são fortes e contundentes, tendo em vista que reside em Brasília há mais de 12 anos, sendo esses em sua grande maioria dedicados em prol do serviço público”, ressalta Wellington Luiz, presidente da CLDF.
Também autor da homenagem e correligionário da vice-governadora, o deputado Pepa destaca seu “c arinho” por Celina: “Ela é a presidente do meu partido, nos acolheu no PP e nos deu a oportunidade de mostrar para a sociedade um trabalho diferente, um jeito de fazer política diferente: a política do olho no olho, do compromisso”.
Durante seu discurso, Celina expressou sua gratidão e reafirmou seu compromisso com o futuro da capital. Destacou, também, o comprometimento democrático do governador Ibaneis e enfatizou a importância das mulheres na promoção da paz global. A vice-governadora ainda reconheceu Brasília como a capital de todos os brasileiros e ressaltou a responsabilidade na manutenção da democracia.
Além do chefe do Executivo local, estavam presentes no evento a Senadora Damares Alves (Republicanos), a ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL) e o presidente do TRE-DF Roberval Belinati. A cerimônia também foi marcada pela presença de todos os secretários de estado, administradores regionais, presidentes de empresas públicas, líderes do setor produtivo e representantes da sociedade civil organizada.
Os discursos da ex-primeira-dama e da senadora Damares reforçaram o apoio da direita à possível candidatura da vice-governadora ao cargo de titular nas eleições de 2026. Michelle afirmou que “uma vice-governadora sábia edifica o DF” e, após oração, pediu a Deus para dar “paz” para Celina “conduzir” a cidade. “Que o Senhor te dê, Celina Leão, leoa, guerreira, a verdadeira paz que você precisa para conduzir o Distrito Federal. Eu, como boa ceilandense, preciso muito de você”, disse Michelle.
Celina apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, nas eleições de 2022 e, no último domingo, participou do ato convocado por ele na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado do presidente do Partido Progressistas (PP), o correligionário Ciro Nogueira. Por fim, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, elogiou o trabalho que Celina tem feito pela população do DF. “A Celina sempre teve muito carinho e respeito pelo Distrito Federal. Essa homenagem é a prova do reconhecimento da população pelo seu trabalho”, declarou o mandatário.
Celina Leão Hizim nasceu em Goiânia (GO) em 2 de março de 1977. Seu primeiro cargo no governo do DF foi em 2006, à frente da Secretaria de Juventude. Em 2010, ela assumiu seu primeiro mandato de deputada distrital, tendo sido reeleita na eleição seguinte; e, em 2019, assumiu mandato de deputada federal pelo DF.