Jornal Ceilandense
A capital oferece opções para os foliões que desejam aproveitar e descansar no feriado curtindo a na Carnaval com destino tranquilo em Brasília
Tuesday, 06 Feb 2024 18:00 pm
Jornal Ceilandense

Jornal Ceilandense

Apesar de ser conhecida pelos seus tradicionais blocos de rua e shows durante o Carnaval, Brasília também oferece opções para os "foliões" que preferem o sossego ao invés da agitação. Por ser um feriado mais longo, há quem opta por tirar os dias para descansar e reunir a família. Para essas pessoas, o turismo rural surge como uma opção, proporcionando uma experiência relaxante e tranquila. "De uns anos pra cá, prefiro juntar minha esposa e minha filha e ir para um lugar e descansar mesmo", comenta André Oliveira, morador do Lago Norte.

Pensando nesse grupo, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em conjunto com a Associação Viva Lago Oeste, elaborou a "Rota Turística do Lago Oeste", que reúne opções de hospedagem, passeios, gastronomia, descanso e lazer na região, que fica a 22 km do centro de Brasília. A Região Administrativa de Sobradinho abrange uma área situada entre a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília.

Natureza

Neste projeto, os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza e desfrutar de trilhas e cachoeiras, conhecer cultivos locais e viver experiências gastronômicas locais. Como reforça o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o brasiliense não precisa sair da capital para se desligar da movimentação urbana. "Não precisa sair da cidade para ter uma experiência com a natureza, é possível encontrar refúgio nas cachoeiras, nos parques e nas propriedades rurais que cercam a nossa capital", salienta.

O casal Djeini Aparecida Carvalho e Abimael Carvalho está à frente do Sítio Titara, no km 0 da DF-170, uma das propriedades da região do Lago Oeste. O espaço oferece passeios em dez unidades de cachoeiras, cascatas e quedas d’água, hospedagem e culinária da roça.

Outra proposta, está na região do Paranoá e no PAD-DF, área que tem explorado atividades turísticas a partir da produção rural, como é o caso da pousada Villa Triacca. A propriedade de Ronaldo Triacca existe desde 2010 e hoje é reconhecida no roteiro de hotéis de charme do Brasil. A proposta do espaço conta com acomodação, área de lazer, piscina aquecida, pedalinho nos lagos e ainda cinco hectares de vinhedo, onde é feito tour e degustação de rótulos. Eles praticam agroturismo e o enoturismo. “Oferecemos uma hospedagem de qualidade, com muita natureza, trilhas, passeio entre os vinheiros e muita tranquilidade”.

Muito além da arquitetura

Conforme afirma o presidente do Sindicato de Turismo Rural do DF (RuralTur), Fernando Mesquita, o DF e seu Entorno apresentam a melhor rede de Turismo Rural. "Por oferecer tanta diversidade e riqueza, o turismo rural do DF vem se destacando no cenário nacional como um turismo sustentável, social e inclusivo, crescendo de forma positiva", afirma Fernando.

A Setur também pensou em quem procura retiro espiritual, místico, com diferentes manifestações culturais, doutrinas e religiões. O Guia "Rota da Paz" oferece aos visitantes informações sobre lugares, como a igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul), Santuário Dom Bosco (702 Sul), a Catedral Metropolitana e o Templo da Boa Vontade.