O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha assinou ontem, durante evento em Ceilândia, a ordem de serviço para o lançamento do novo sistema de limpeza e desobstrução de rede e drenagem pluvial. A iniciativa é capitaneada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e promete trazer mais agilidade e eficiência no processo de desentupimento das bocas de lobo em todo o DF.
O novo sistema conta com um investimento de R$ 44,9 milhões, 12 caminhões de desobstrução e dois robôs de vídeo inspeção. O serviço será executado pela empresa Consórcio GNN Drenagem. Por conta da baixa luminosidade e insalubridade nas redes de drenagem, a Novacap avistou a necessidade de contratar serviços de vídeo inspeção robotizada.
“Nós temos aqui em Brasília mais de 100 mil bueiros passando por processo de desobstrução manual, e agora, esse novo sistema vai permitir que o processo seja feito de forma muito mais rápida. Esse serviço vai melhorar a captação de água no Distrito Federal e diminuir os alagamentos”, disse o governador da capital.
Para se ter uma ideia, um trabalho que era executado manualmente em 1h30, será feito completamente pelo serviço mecanizado em um tempo de 10 a 12 minutos. Além disso, os equipamentos limpam e higienizam galerias pluviais inteiras e as obstruções serão identificadas pelos robôs.
O investimento empenhado pelo GDF também contempla a utilização de caminhões desobstruidores. Os veículos estão equipados com tecnologia de ponta capaz de realizar a desobstrução mecânica das redes de drenagem pluvial por sucção a vácuo e hidrojateamento – uma das tecnologias mais avançadas na limpeza de tubulações.
Segundo o presidente da companhia, Fernando Leite, a limpeza mecanizada trará muitos ganhos e agilidade. “Nós temos um problema sério, porque toda a operação até então era manual. Nós contamos com turmas próprias, pequenas, e com o apoio dos reeducandos. Agora, (a limpeza) vai ser mecanizada e robotizada. Então, vem o equipamento na frente, limpa a boca de lobo, na sequência faz um jateamento dentro da rede de drenagem e deixa ela totalmente limpa. O robô vem por último para detectar qualquer tipo de problema dentro da rede. Se a rede está quebrada, está trincada, obstruída por um objeto grande”, detalha Fernando Leite.
O campo de grama sintética da Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia também foi entregue ontem pelo governador Ibaneis Rocha aos moradores da cidade e aos frequentadores do local. O espaço para prática esportiva conta com dimensões de 27 m x 50 m, arquibancada, alambrado e iluminação elétrica fotovoltaica com placas solares.
O campo sintético contou com um investimento de R$ 940 mil, tendo iniciado as obras em outubro de 2023 com estudo de solo e construção de base. “Estamos inaugurando esse campo sintético que não é somente um campo sintético, é um campo moderno que conta com arquibancada, energia fotovoltaica e responsabilidade com a su st en ta bi li da de”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
Uma média de seis mil pessoas circulam diariamente no local, e mais de 250 crianças são atendidas pela escolinha de futebol da feira, o que resulta em um benefício geral para a população. “Para nós é mais um dia de alegria com essa entrega. Todas as promessas que fizemos aqui na Feira do Produtor foram cumpridas. Vamos continuar trabalhando agora no processo de regularização da feira para que muito em breve a gente possa entregar toda documentação de todos aqueles que ocupam bancas aqui na feira”, enfatizou Ibaneis.
O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, celebrou a entrega do campo e o novo sistema de limpeza dos bueiros: “O campo é uma demanda antiga tanto dos comerciantes da feira, como da comunidade como um todo. Já a desobstrução das redes é um trabalho hercúleo das administrações, não é somente da Ceilândia, é de todos”, finalizou.