Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciaram ontem a investigação sobre as causas da queda de avião que matou sete pessoas na manhã deste domingo em Itapeva, região sul de Minas Gerais.
Diante da complexidade das lesões, os corpos fora transferidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, informou a Polícia Civil.
A corporação também investiga o acidente.
Os primeiros procedimentos dos técnicos serão análise da área em que os destroços caíram e coleta de peças que poderão indicar o que pode ter causado o acidente. A investigação também tenta localizar o autor de um vídeo que circula nas redes sociais mostrando o que seriam destroços do avião caindo antes de atingir o solo.
Segundo o chefe da Defesa Civil municipal, Gabriel Ferreira Brito, é preciso saber o horário em que o vídeo foi feito, para confrontar com o do momento da queda do avião.
Os bombeiros foram acionados às 10h38 do domingo por moradores que avistaram um avião se partindo no ar enquanto sobrevoava a região e que suas partes foram caindo aos poucos no solo. Ainda não há indícios a respeito do que pode ter provocado a queda da aeronave. "A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", afirmou o Cenipa, em nota.
O avião tinha o prefixo PS-MTG e deixou o aeroporto de Campos dos Amarais, em Campinas (SP), e seguia para Belo Horizonte.