A chuva forte que atinge Santa Catarina desde domingo já provocou uma morte e estragos em mais de 30 municípios, segundo a Defesa Civil do estado. A vítima é João Gustavo Barbosa Cândido, de 17 anos. O adolescente foi encontrado morto na madrugada dessa segunda no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, um dos mais afetados pelo temporal. Ele estava desaparecido desde a tarde de domingo, quando andava de bicicleta.
Conforme testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros, o adolescente teria sido arrastado pela correnteza e submergiu. O município teve as ruas invadidas pela água devido à cheia do rio Imaruí. A escola em que João Gustavo estudava e o governador de SC, Jorginho Mello (PL), lamentaram a morte do jovem em publicações nas redes sociais.
Outro município fortemente afetado é Jaraguá do Sul, na região norte de SC, onde no domingo choveu mais de 50 mm em menos de uma hora, provocando enxurradas repentinas de água e lama, que invadiram ruas e imóveis na cidade. Com 182.660 moradores, Jaraguá do Sul já havia registrado estragos ao longo da última semana por conta da chuva. Segundo a Defesa Civil, 40 pessoas estão desalojadas e ainda há pontos com risco de deslizamento.
Em Itapoá, no litoral norte do estado, 117 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas
Embora a meteorologia aponte que o pior já passou, a Defesa Civil catarinense emitiu alertas com risco alto de "temporal com raios, rajadas de vento, alagamentos e risco de enxurradas" em diferentes regiões do centro até a costa catarinense válidos até o final da tarde dessa terça-feira.
Esses temporais, com chuva muito intensa por um curto período de tempo, ocorrem devido a uma formação semelhante a um ciclone, que está sobre o oceano Atlântico, em combinação ao calor e à umidade sobre o estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta amarelo, de "perigo potencial" de chuvas intensas no leste, em parte dos municípios da área central de SC, como a região de Lages, e na serra do Rio Grande do Sul. As regiões em alerta ficam a oeste das mais afetadas desde domingo, como Jaraguá do Sul, Blumenau e a Grande Florianópolis (Da Folhapress).